top of page

PRESIDENTE

Tsuneo Okida, presidente da Federação de Pescadores do Estado de São Paulo-FEPESP, teve sua vida ligada à pesca artesanal desde a infância. Nascido em Santos, em 1933, aprendeu com o pai Sadami e o avô Senjiro, as artes de pesca trazidas do Japão. A família, que chegou para trabalhar na lavoura do café em 1912, logo se cansou da dura rotina da fazenda e procurou o mar, onde Sadami Okida, pai de Tsuneo, e o avô Senjiro reencontraram sua profissão original: pescador. 

 

A família se instalou em Santos, no litoral sul de Paulo, onde ele reencontrou o cheiro da maresia de Kussuna, sua pequena vila de pescadores no Japão. Sadami foi um dos primeiros a pescar camarão-sete-barbas com rede de arrasto, de forma comercial.

Mas foi numa viagem à praia de Picinguaba, em Ubatuba, que em 1935 Sadami pescou seu maior peixe: um hidroavião que estava à deriva sob fortes ventos. Numa embarcação de 9 metros, com motor de 10 hp, Sadami lançou um cabo e rebocou o aparelho, salvando o comandante da Primeira Divisão de Patrulha Aérea da Formação da Aviação Naval, Hugo da Cunha Machado. Sua coragem foi recompensada com uma medalha de prata. De pescador artesanal na adolescência, Tsuneo Okida se tornou armador, de 1974 a 1992 e presidente da Cooperativa de Pesca Atlântica de Santos de 1980 a 1992. 

 

Sua história de vida se confunde com a história da pesca em Santos, e esta vivência é um forte subsídio para conduzir a Federação dos Pescadores do Estado de São Paulo. A Fepesp está localizada na Av. Dino Bueno, 114, próxima ao canal 7, na Ponta da Praia, em Santos. Telefone: (13) 3261.2992.

bottom of page