top of page

PEIXES DE BICO

O livro Peixes-de- Bico do Atlântico foi produzido por cientistas com o intuito de estimular a conservação destes magníficos animais marinhos. Seus autores, os pesquisadores Alberto Amorim, Eduardo Pimenta e a jornalista Christina Amorim resumem mais de 30 anos de estudos em 108 páginas ilustradas sobre o marlim-azul, marlim-branco, marlim-polegar, sailfish, spearfish e swordfish. 

O Projeto Marlim conta com a cooperação dos pescadores esportivos em diversas partes do Brasil, que adotaram a modalidade de pesque e solte (catch & release) e marque e solte

(tag & release) em seus torneios, auxiliando nos estudos de taxas de crescimento, mortalidade e migração desses peixes. 

 

A Campanha Socioambiental de Preservação dos Peixes-de-Bico, lançada com o livro, reforça ações de educação ambiental e conservação dos peixes-de- bico.

 

A edição do livro contou com o apoio da ONG Vivamar, Iate Clube de Santos (ICS), Iate Clube do Rio de Janeiro (ICRJ), Yacht Club de Ilhabela (YCI), Iate Clube de Barra do Una (ICBU). Toda a renda da venda do livro está sendo revertida para a campanha. 

A campanha se concentra nos projetos de marcação de peixes (tag & release) e na coleta de larvas dos peixes-de-bico no oceano, com o objetivo de mapear a presença destes peixes e identificar áreas de desova. A identificação do material coletado será feita por exame de DNA em parceria com o Instituto de Pesca e com o professor Mahmood Shivji, diretor do Guy Harvey

Research Institute, Nova Southeastern University, FL, EUA.

 

O livro “Peixes-de- Bico do Atlântico” está à venda pelo email prof.albertoamorim@gmail.com

bottom of page